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 Ilha do Governador
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SUPERFÍCIE

A Baía de Guanabara não é a mesma. Ela tem sofrido sucessivos aterros em toda a sua orla, que lhe diminuem a quantidade d'água, como alteram o seu equilíbrio, não sendo contudo, o lugar para discuti-lo.

Das alterações da Baía de Guanabara, a mais gritante foi, sem dúvida a do Fundão, a saber, os aterros da Ilha Universitária, fechando os canais entre as várias ilhas e gerando assoreamento na vizinhança. Isto nos anos 40.

Por sua vez, a Ilha padecendo do mesmo mal, aterros, cresce, aumenta sua área, o que já ocorreu, no mínimo, nas décadas de 50, na implantação do Aeroporto do Galeão; de 60, com a criação da praia artificial do Cocotá (Olaria), completada pelo aterro maciço dos anos seguintes, destinado ao Parque Poeta Manoel Bandeira e, nessa mesma época, o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e, posteriormente, a nova ponte.

O próprio Jequiá tem sido contemplado com acrescentamento de barro, afetando seus maguezais, sobretudo do lado da Colônia de Pesca Z10, sem esquecer o relativamente recente aumento da área da Ribeira, junto à ponte das barcas. Outro, o da parte centro-oeste, atrás da Portuguesa.

Logo, quando se diz que a Ilha tem 29 Km2 ou 32 Km2 ou 33 Km2, de superfície, não saberíamos bem a que estágio se refere. Que sirva apenas, como referencial, entre 29 Km2 e 33 Km2.

Com tantas alterações realizadas, aterros e desmontes, a Ilha merecia um mapa atual.

RELEVO

A Ilha faz parte da série de maciços montanhosos que antecedem a cadeia marítima, a Serra do Mar, aos quais se reporta em altitude.

Seu relevo é marcado por colinas numerosas, arredondadas, com declividades variáveis, nunca impeditivas, contudo, da ocupação humana, tendo o ponto culminante, 99 metros, no morro do Dendê. São poucas as áreas planas.

Em análise, quatro são as elevações que determinam a topografia e a subseqüente implantação do homem: do Jardim Guanabara, do morro da Cacuia, do morro do Dendê e do morro do Barão.

Do alto do Dendê se tem uma vista de 360 graus sobre a Baía de Guanabara, abarcando a entrada da Barra, a ponte Rio-Niterói, as montanhas da Serra da Carioca, a Penha, a Lucas, Duque de Caxias, a Refinaria, Magé, o Dedo de Deus, uma nesga de mar de São Gonçalo.

No lado oeste, morro das Flecheiras, Inglês, Itacolomi, Tubiacanga, São Bento, Carico, Limão, Engenho Novo - os três primeiros, sacrificados já, na construção do Aeroporto do Galeão, e outros, no do Internacional.

Os terrenos de Governador repetem as formações do continente, na região do Rio de Janeiro e Recôncavo da Guanabara são: granitos e gnaisses bastante decompostos. Na orla marítima, as planícies aluvionares, com iodo, argila, areia fina, formando as praias.

As praias, característica física deste acidente geográfico e, até certo ponto, sócio-cultural desta comunidade, são hoje, totalmente impróprias para banho. Ao sul, Galeão, São Bento atual, Belo Jardim, Engenho Velho, conhecida como Quebra-Côco, Praia da Bica (Jardim Guanabara), do Matoso, Praia Brava, Ribeira. A leste, Pitangueiras, Bandeira, Barão (ex-Cocotá Pequeno e hoje, Congonhas do Campo), Guanabara (na Freguesia), Bananal. Ao Norte, a Praia Grande está incluída no chamado Campo da Ilha do Governador, área sob a jurisdição da Marinha com o Corpo de Fuzileiros Navais, Batalhão Humaitá, Centro de Instrução. A do Dendê e a dos Galegos fecham a parte Setentrional.

No lado ocidental, com a construção dos aeroportos, tudo se alterou. Eram os acidentes: praias das Flecheiras, de Porto Santo, Itacolomi e Tubiacanga e uma reentrância, o saco de Itacolomi.

Os pontos extremos da Ilha marcam-se pelas pontas: Galeão, no Sul, Valente, a leste, Tipitimirim, ao norte e Mãe Maria, a oeste (que fim levou?).

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